Queridas sardas

segunda-feira, abril 02, 2012


Há quem ache lindo, há quem ache sexy, há quem ache horrível. Eu acho um charme... nos outros. Mas detesto as sardinhas do meu rosto! Se você tem essa opinião, está lendo o post certo.

O que são sardas? Segundo a wikipedia, as sardas ou efélides, são manchas causadas pelo aumento da melanina (pigmento que dá cor à pele) na pele. Existe uma tendência familiar e surgem principalmente nas pessoas de pele clara e ruivas. São causadas pela exposição continuada da pele ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão.

Onde se localizam? As sardas se localizam principalmente nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares, como face, ombros e colo. São manchas arredondadas ou geométricas de cor castanho ou marrom. 

Como evitar? Obviamente, a melhor maneira de se evitar a sarda é evitar contato com o sol nos horários mais "perigosos" e abusar do filtro solar. Mas se essas manchinhas já te pegaram veja algumas opções de tratamentos:

Tratamento: Evitando-se a exposição solar, as sardas tendem a clarear gradualmente. No entanto, o tratamento acelera o seu clareamento. O tratamento inclui o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e no uso de substâncias despigmentantes associadas a alguns tipos de ácidos. Peelings superficiais podem acelerar o processo. O tratamento deve ser orientado por um dermatologista.

Tratamentos Naturais: Como na maioria das nossas insatisfações ligadas á aparência, a alimentação também ajuda muito no combate ás sardas. Aqui vai alguns alimentos que podem te ajudar neste combate:

Suco de Limão: O suco de limão também poderá ser utilizado devido a presença de vitamina C. Isto irá ajudar a eliminar as sardas ou pelo menos deixá-las mais claras. Misture uma colher de chá de suco de limão com uma colher de chá com água, dilua o suco e aplique somente nas sardas. Este tratamento caseiro pode ser usado todos os dias, mas apenas em casa e preferencialmente antes de dormir pois a pele não deve ser exposta ao sol quando o suco de limão for aplicado pois neste caso poderia causar mais manchas.


Beterraba: Misture uma colher de chá da raiz forte ralada com uma colher de chá de beterraba ralada e adicione água mineral suficiente para fazer uma pasta grossa. Deixe a mistura agir na pele por 30 minutos e enxague com água fria. Faça três vezes por semana.


Mel: O mel é benefício para vários problemas de pele, pois possui antioxidantes que protegem a pele. O mel misturado com purê de groselhas pode ajudar a tornar as sardas menos obvias, se usado regularmente.


Estes são alguns dos alimentos mais usados nos tratamentos de beleza. Mas além disso, se o que você quer é esconder as danadinhas das sardas, há várias técnicas de maquiagem para amenizar o problema, uma dica é utilizar base e/ou corretivo em um tom um pouco mais escuro que o da sua pele. 

Bom, aqui vai algumas imagens para vocês se inspirarem e ver que não somos só nós, meros mortais que sofremos com este problema, mas existem muitas famosas por aí todas pintadinhas - risos -









E aí meninas? Qual é a opinião de vocês a respeito das sardas? Comentem!









0 comentários:







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!